Marketing Olfativo: Como Criar uma Identidade Olfativa para sua Marca e Atrair Clientes

 

O marketing olfativo é um despertar de sentidos que marca. E é essencial para toda marca que ela de fato crie uma memória especial em seu cliente, associando a experiência na loja a algo especial.

Isso faz com que ela sempre se lembre da loja, da marca, o que aumenta o retorno do cliente. Mais afeto com a marca, mais vínculo, mais conexão, que significa mais vendas. O marketing olfativo hoje é essencial em uma estratégia de branding, e o melhor é que aqui na Oca 2 você pode personalizar o aroma da sua marca.

Abaixo vamos te contar melhor sobre como o marketing olfativo funciona e como nós da Oca 92 podemos de fato te ajudar com isto.

 

O que é o marketing olfativo, afinal?

Hoje já se compreende a importância da experiência sensorial para o cliente. Mais do que consumir de uma marca, hoje o consumidor precisa sentir a marca. Criar uma relação de vínculo com ela. O olfato, um dos sentidos que mais aguçam memórias no cérebro humano, pode ser uma boa maneira de despertar sensações e estabelecer vínculos.

O marketing olfativo vem como uma maneira, subjetiva e intensa, de criar no consumidor uma memória associada à sua marca. Assim, sempre que sentir aquele aroma, automaticamente sua marca será lembrada. Por isso é tão importante escolher com cautela o aroma associado à sua empresa, afinal, há cheirinhos que nos trazem memórias boas e felizes, mas há também aromas que despertam memórias negativas.

Para entender o funcionamento do marketing olfativo, é importante entender como funciona a associação de memórias através dos aromas. Confira abaixo como o olfato ativa as memórias no cérebro humano.

 

Como funciona o marketing olfativo na prática?

Nossas emoções e sensações são armazenadas em um local, logo ao lado da garganta, chamado hipocampo. O olfato é um dos sentidos com poderosa conexão com o nosso hipocampo. Por isso que ao sentir um cheirinho de bolo específico você consegue sentir quase que como voltar no tempo, na sua infância, quando sua avó fazia aquele bolo que espalhava um aroma gostoso no ar. Esse é apenas um exemplo de como os cheirinhos que sentimos podem sim despertar memórias afetivas, tudo isso através de um estímulo no chamado hipocampo.

Compreendendo essa associação, fica fácil entender a importância do aroma para o marketing. Se criar conexões e vínculos com os consumidores é hoje a grande chave para fidelizar clientes e alavancar vendas, porque não utilizar do olfato como forma de fortalecer essa relação cliente x marca.

Imagine que sua loja possui um cheirinho específico, personalizado, feito com todo carinho e estratégia para estimular no cliente uma memória positiva específica. E toda vez que ele sentir aquele aroma, essa memória é ativada. Logo ele passa a associar a sensação à marca, porque a experiência sensorial que ele experimentou na loja impactou.

Percebe como a criação de vínculo da marca acontece através dos sentidos, principalmente o olfato? Fica fácil agora entender a importância não só de uma identidade visual para a sua marca, mas também de uma identidade olfativa.

 

Aroma personalizado com a Oca92: te ajudamos com o marketing olfativo da sua empresa

Imagine agora que nós da Oca92 podemos criar o cheirinho específico da sua marca? Que personalizamos aromas de acordo com a sua estratégia e com o DNA da sua empresa, e que fazemos todo o processo respeitando a natureza, da forma mais natural e artesanal possível? Agora imagine que tudo isso é verdade.

Aqui na Oca92, além de criar memórias olfativas para o seu lar, agora podemos criar memórias olfativas para os clientes da sua loja.

Nosso processo de criação de aromas personalizado é sempre repleto de boas conversas, conexão e real entendimento da identidade da marca e da estratégia de marketing. Assim, com alinhamento, proximidade e muito carinho, desenvolvemos o aroma poderoso que fará com que seus clientes sempre lembrem com afeto da sua marca, sempre em primeiro lugar.

Entre em contato conosco para juntas desenvolvermos o marketing olfativo e poderoso da sua marca, e assim fidelizar clientes e tornar sua marca memorável.

 

TAGS: Marketing Olfativo, Aromas, Branding, Memória Olfativa, Identidade Olfativa, Fidelização, Clientes

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